O que esperar do Ibovespa em 2024? As previsões de 12 analistas

ibovespa 2024

As projeções de analistas para o Índice Ibovespa não costumam ser as mais precisas do mundo. 

Em geral, não há muita (ou nenhuma) ciência nesse tipo de análise — e sobra achismo. 

Na prática, essas projeções são feitas com base em cenários hipotéticos para as economias e os mercados que são muito difíceis de acertar  — ainda mais com um ano de antecedência. 

Ainda assim, analisar a projeção do mercado para a Bolsa pode ser uma boa forma de entender a cabeça dos investidores em dado momento, e de ter uma fotografia do humor deles em relação aos mercados. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores dicas de finanças no seu email

Como acontece todos os anos, as principais corretoras, bancos e casas de análise começaram agora a soltar suas previsões para o Ibovespa em 2024 — com números otimistas, que refletem o momento atual da Bolsa, que subiu quase 23% no ano passado, com um forte rali nos últimos meses do ano. 

O Ibovespa fechou 2023 aos 134 mil pontos. 

Para este ano, a média de 12 corretoras e casas de análise é de que o índice atinja os 147 mil pontos, uma alta de cerca de 10% em relação ao fechamento do ano passado. 

O mais otimista em relação ao Ibovespa em 2024 é o Santander, que está projetando que o índice bata em 160 mil no final deste ano, uma alta de 19,2%. 

O motivo para tamanho otimismo é a queda dos juros no Brasil e nos Estados Unidos, o que deve gerar um maior estímulo para as economias e tornar o investimento em ações mais atrativo — dado que o retorno da renda fixa vai cair. 

Leia mais >> As ações que mais pagaram dividendos em 2023 — e os motivos por trás disso

O Santander estima que a Selic vai fechar este ano em 9,5% em comparação aos 11,75% de hoje. O banco prevê ainda uma “aterrissagem suave” na economia americana, o que poderia levar o Fed (o Banco Central americano) a começar a cortar as taxas de juros a partir do segundo semestre. 

Já do lado pessimista, a pior projeção é a do BB Investimentos, que espera que o Ibovespa feche este ano em 141 mil pontos, uma alta de apenas 5%. 

O banco disse que seu cenário-base considera como premissa um cenário de menor expansão dos resultados das empresas de commodities, que têm uma representatividade grande no Ibovespa. 

O BB também projetou dois outros cenários alternativos, um otimista e um conservador. No cenário otimista, os preços do petróleo e do minério de ferro têm altas fortes este ano, levando a um resultado mais forte das empresas desses setores. Além disso, os juros continuam caindo como esperado. Nesse cenário, o Ibovespa fecharia o ano em 153 mil pontos. 

Já no cenário conservador, em que todas as expectativas positivas do banco não acontecem, o índice fecharia o ano em 132 mil, uma queda de 1,5% em relação ao fechamento do ano passado. 

As previsões para o Ibovespa em 2024

BB Investimentos  — 141 mil pontos (alta de 5,1%)

XP Investimentos  — 142 mil pontos (alta de 5,8%)

Inter Research  — 142 mil pontos (alta de 5,8%)

JP Morgan — 142 mil pontos (alta de 5,8%)

Rico — 142 mil pontos (alta de 5,8%)

Itaú BBA — 145 mil pontos (alta de 8,1%)

Bank of America — 145 mil pontos (alta de 8,1%)

Morgan Stanley — 145 mil pontos (alta de 8,1%)

Genial Investimentos — 151 mil pontos (alta de 12,7%)

Guide — 155 mil pontos (alta de 15,5%)

Bradesco BBI — 157 mil pontos (alta de 17%)

Santander — 160 mil pontos (alta de 19,2%)

Média — 147 mil pontos (alta de 9,7%)

Projeções do ano passado acertaram?

Apesar das estimativas dos analistas partirem muito do achismo, como falamos no início do artigo, as projeções do ano passado acabaram se mostrando bem próximas da realidade. 

No início de 2023, os analistas estavam estimando, na média, que o Ibovespa fechasse o ano em 127 mil pontos, relativamente próximo do resultado final.

No ano passado, o banco que mais se aproximou do resultado final foi o BB Investimentos, que previu que o Ibovespa chegaria aos 133 mil pontos.