Nassim Taleb: o ex-trader que decifrou a incerteza

nassim taleb

Nassim Taleb é um escritor e matemático libanês-americano cujos estudos são relacionados principalmente com temas como incerteza, aleatoriedade e probabilidade.

Taleb é autor de diversas obras de sucesso — mas seu maior acerto foi a coletânea Incerto, que inclui best-sellers como “A Lógica do Cisne Negro”, “Antifragil”, e “Iludidos pelo Acaso”, que influenciaram diversos investidores e pensadores do mercado.

No cerne de seus estudos está os chamados “fat tails” — eventos raros no extremo das distribuições estatísticas que geram consequências relevantes, e que normalmente são imprevisíveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores dicas de finanças no seu email

Antes de se tornar escritor, Taleb trabalhou como trader de derivativos em várias gestores em

Nova York e Londres, tendo aplicado diversas de suas teorias no dia a dia do mercado financeiro.

Ele também geriu um hedge fund próprio, a Empírica Capital, que teve ganhos expressivos ao prever a crise do início dos anos 2000, conhecida como a Bolha da Internet.

A biografia de Nassim Taleb

nassim taleb
Imagem: Divulgação/Manual do Financês

Nassim Taleb nasceu em Amioun, no Líbano, em 1960. Filho de Nagib Taleb, um oncologista e hematologista, e de Minerva Ghosn, uma antropóloga, Taleb nasceu em uma família rica e importante do Líbano.

Vários membros da família Taleb tiveram cargos no alto escalão do governo libanês e o avô de Nassim Taleb foi um juiz da Suprema Corte do país.

No entanto, a vida de Taleb e de sua família mudou completamente em 1975, com o início da Guerra Civil Libanesa, que durou 15 anos e tirou boa parte da fortuna da família Taleb. (O escritor trata desse momento de sua vida em algumas de suas obras).

Como a família de Nassim Taleb tinha cidadania francesa, ele estudou sua vida inteira no Grand Lycee Franco-Libanais, uma escola fundada em 1909 em Beirute e que é considerada o principal liceu francês do Líbano. 

Formação acadêmica

Nassim Taleb deixou o Líbano no final dos anos 1970 para estudar economia na França, na Universidade de Paris. Lá, se formou em Ciências Econômicas e logo em seguida foi para os Estados Unidos, onde fez um MBA em Wharton, a escola de negócios da Universidade da Pensilvânia. 

15 anos depois, em 1998, ele se formou PhD na Universidade de Paris com uma dissertação sobre a matemática por trás dos preços dos derivativos. 

Taleb já deu aula em diversas universidades ao redor do mundo, incluindo a Universidade de Massachusetts, a London Business School e a Universidade de Oxford. 

Desde 2008, ele é professor de engenharia de risco na New York University Tandon School of Engineering. Ele também já foi pesquisador da Universidade de Oxford entre os anos 2009 e 2013. 

Carreira no mercado financeiro

Antes de migrar para a vida acadêmica e de escritor, Nassim Taleb teve uma carreira de sucesso no mercado financeiro, trabalhando em algumas gestoras e bancos conhecidos e chegando a criar sua própria firma. 

Taleb iniciou no mercado como trader de derivativos em 1984, trabalhando no The First Boston Corporation, um banco de investimentos americano. 

Ele também teve passagens pelo Credit Suisse, pelo BNP Paribas, pelo Banque Indosuez, Deutsche Bank e pela Chicago Mercantile Exchange. 

Em 1999, ele se juntou ao investidor Mark Spitznagel para fundar sua própria gestora, a Empírica Capital, que basicamente atuava como um hedge fund, investindo em diversos mercados e classes de ativos.

A Empírica ganhou muito dinheiro durante a crise de 2000, conhecida como a Bolha da Internet. Neste ano, um dos fundos da casa chegou a ter retornos de mais de 60%. O fundo, no entanto, performou mal nos anos seguintes e acabou tendo retornos subótimos no consolidado.

Em 2005, Taleb fechou a Empírica Capital para se dedicar 100% aos estudos e a escrita de seus livros.

Leia também >> Bernard Arnault, da LVMH: a história do “lobo de cashmere”

Os livros de Nassim Taleb

Nassim Taleb é autor de dezenas de livros que tratam de temas como a aleatoriedade, a incerteza e a probabilidade.

Mas sua obra mais conhecida é a coletânea Incerto, que é composta por cinco livros que foram traduzidos para 41 idiomas.

O primeiro livro de coletânea é o Iludidos pelo Acaso, que foi lançado em 2001. Nesta obra, Nassim Taleb discute a influência da sorte nos mercados e na vida — um tema polêmico e que desperta muitas emoções.

Para Taleb, muitos dos casos de sucesso, tanto no mundo dos negócios quanto nos investimentos, são influenciados pelo acaso, apesar de muita gente não gostar de admitir isso.

A sorte, para ele, tem um papel fundamental em muitas trajetórias

O segundo livro é A Lógica do Cisne Negro, o mais famoso dos cincos e onde o autor aprofunda mais suas ideias sobre eventos raros e imprevisíveis e o impacto da sorte na sociedade e nos mercado.

Nesse livro, Taleb também debate a questão das previsões — e a dificuldade de acertá-las.

Logo no início do livro, ele dá o exemplo do cisne negro. Há alguns séculos, havia um consenso na Europa de só existiam cisnes brancos — basicamente porque ninguém nunca tinha visto um cisne de outra cor.

Essa certeza se provou errada quando a Austrália foi descoberta e foram encontrados cisnes negros por lá.

O ponto de Taleb com essa analogia é que a ausência de prova não pode ser considerada prova de ausência. Ou seja, o fato de nunca termos visto algo ou de algo nunca ter acontecido antes não quer dizer que essa coisa não exista ou não possa acontecer nunca.

Já o terceiro é A Cama de Procusto, seguido por Antifrágil, outra obra muito conhecida do autor e uma leitura obrigatória no mercado financeiro.

Depois de provar que acontecimentos imprevisíveis e improváveis fazem parte de nosso dia a dia, em Antifrágil Taleb demonstra que isso não é necessariamente ruim.

O cerne do livro é mostrar coisas que se beneficiam do caos, da incerteza e da volatilidade. No livro, ele descreve três conceitos: o frágil, o robusto e o antifrágil (um termo cunhado por ele pela primeira vez).

O frágil se prejudica do caos e de volatilidade, o robusto resiste a eles, mas o antifrágil se beneficia dessas situações e precisa delas para sobreviver.

O último livro da coletânea é Arriscando a Própria Pele, no qual ela demonstra a importância de colocar a própria pele em risco para que as coisas funcionem.

No livro, ele dá vários exemplos de situações que deram errado porque o tomador de decisões não arriscou sua própria pele.