Conheça as siglas dos fundos de investimento: FIC, FIA, FIM, FII

siglas fundos de investimento

Quem tem uma conta em uma corretora e investe em fundos de investimentos com certeza já se deparou com siglas como FIC, FIA, FIM, FII ou até CP e LP. Siglas como essa aparecem com frequência para caracterizar os diferentes fundos de investimento que existem no mercado.

Apesar de muito comuns, a verdade é que muita gente não sabe o que elas significam — e acaba ficando em dúvida sobre o que aquele fundo faz e a diferença de um fundo para outro.

Para acabar de vez com essas dúvidas, preparamos um guia com o significado das principais siglas de fundos de investimento.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores dicas de finanças no seu email

O que é FIC

A sigla FIC significa fundos de investimento em cotas. Basicamente, esses fundos investem apenas em cotas de outros fundos.

Em outras palavras: eles levantam dinheiro com investidores para comprar cotas de outros fundos.

Parece não fazer muito sentido, mas os FICs são usados muitas vezes para dar acesso ao investidor de varejo a fundos que demandam um investimento mínimo alto ou que são restritos a poucos investidores.

Corretoras como a XP e o BTG, por exemplo, criam FICs para distribuir fundos de gestoras como a Verde Asset, que tem um investimento mínimo alto, e é muito demandada pelos investidores.

Leia também >> 4 sites para achar passagens aéreas baratas

O que é FIA

A sigla FIA significa fundo de investimento em ações. Esses fundos investem apenas em ações, normalmente do mercado acionário brasileiro.

Os FIAs normalmente montam uma carteira diversificada de ações, com base em análises fundamentalistas. 

Para isso, avaliam os números operacionais das empresas, a estratégia da gestão e as perspectivas de crescimento e fazem o valuation para chegar no valor justo dessas companhias.

Com base nisso, escolhem quais ações comprar.

O que é FIM

Já a sigla FIM significa fundo de investimento multimercado. Esses fundos são os equivalentes brasileiros aos hedge funds americanos.

Os FIMs basicamente podem investir em qualquer classe de ativos — de ações a renda fixa, de juros a câmbio — em diversos países.

Alguns exemplos de gestoras de fundos multimercados famosas no Brasil são a Verde Asset, a Ibiúna Investimentos e a SPX.

siglas fundos de investimento
Imagem: Pixabay

O que é FI RF

A sigla FI RF é usada para designar os fundos de renda fixa, que são os fundos que investem apenas em ativos de renda fixa.

Esses ativos incluem desde títulos do tesouro direto — como tesouro Selic, NTN-B e prefixados — até títulos de dívida de empresas, como debêntures, CRAs, CRIs, LCIs e LCAs.

Os fundos de renda fixa são hoje os fundos com mais ativos sob gestão no Brasil. Isso se deve em grande parte aos juros extremamente altos que o Brasil sempre teve.

O que é FII

A sigla FII se refere aos fundos imobiliários, uma classe de fundos relativamente recente que investe apenas em ativos imobiliários.

Os FIIs são divididos em vários segmentos — por exemplo, lajes corporativas, galpões logísticos, residenciais e de papéis.

Basicamente, os FIIs levantam dinheiro com investidores para comprar ou construir imóveis. Depois disso, normalmente alugam os imóveis e distribuem os aluguéis na forma de dividendos.

Nesta matéria, explicamos melhor como os FIIs funcionam.

Leia também >> CAGR: o significado e fórmula dessa importante métrica

O que é FIP

Os FIPs são os fundos de investimento em participações. 

Esses fundos investem normalmente em empresas de capital fechado, com o objetivo de vender essa participação mais cara no futuro, seja por meio da venda para uma outra empresa ou por meio de um IPO.

Um dos principais tipos de FIPs são os fundos de private equity.

O que é FIP-IE

Os FIP-IEs são os fundos de investimento em

participações de infraestrutura, uma subcategoria dos FIPs.

Esses fundos investem em ativos de infraestrutura como parques de geração solar, linhas de transmissão, portos, rodovias e concessões de saneamento.

Alguns desses fundos são listados na Bolsa, enquanto outros são fechados.

Os FIP-IEs listados na Bolsa normalmente distribuem dividendos para seus cotistas com base no caixa gerado pelos ativos que eles têm participação.

Nesta matéria, explicamos o que é um FIP-IE.

O que é FIDC

A sigla FIDC significa fundos de investimento em direitos creditórios. 

Esses fundos investem pelo menos 50% do patrimônio em direitos creditórios, ou seja, créditos que uma empresa tem a receber, como duplicatas, recebíveis de cartões, etc.

Basicamente, os FIDCs compram esses direitos creditórios pagando um desconto em relação ao valor que a empresa tem a receber. Por exemplo, se um varejista tem R$ 100.000 para receber de recebíveis de cartões, o FIDC vai comprar esse direito creditório por R$ 80.000, ganhando nessa diferença.

Para a empresa, isso pode ser interessante porque ela antecipa um valor que ela demoraria meses para receber.

Outras siglas de fundos

Abaixo, confira outras siglas importantes dos fundos de investimento:

CP: a sigla CP significa curto prazo e se refere aos fundos que investem com um horizonte mais de curto prazo.

LP: já a sigla LP significa longo prazo e se refere aos fundos que investem com um horizonte mais de longo prazo.

FOF: a sigla FOF significa fundo de fundos e se refere aos fundos que investem apenas em outros fundos de investimento.

No setor imobiliário, por exemplo, existem muitos FOFs, que investem em uma carteira diversificada de fundos imobiliários.