O P/VP — ou preço/valor patrimonial — é uma das métricas mais utilizadas por investidores de valor, aqueles que estão buscando ativos descontados na Bolsa de Valores.
Isso acontece porque o P/VP mostra o preço da ação em relação ao patrimônio líquido da empresa.
Se o P/VP for menor que 1x, significa que a empresa está negociando com um desconto em relação ao seu patrimônio líquido — e, portanto, que está descontada na Bolsa.
Se o P/VP for maior que 1x, por outro lado, isso indica que a empresa está negociando com um ágio em relação ao seu patrimônio líquido — e, portanto, que a margem de segurança de comprar aquela ação é menor.
Valor patrimonial
Para calcular o preço/valor patrimonial de uma ação, primeiro é preciso calcular o valor patrimonial.
O valor patrimonial nada mais é do que o patrimônio líquido da companhia dividido pelo número de ações que ela tem em circulação.
Já o patrimônio líquido é a subtração dos ativos e passivos da empresa.
Dessa forma, a fórmula do valor patrimonial seria a seguinte:
Onde achar as informações
Para achar o patrimônio líquido de uma empresa é preciso entrar em seu balanço patrimonial. Esse documento é divulgado trimestralmente pelas companhias de capital aberto e mostra uma fotografia de todos os ativos e passivos que aquela empresa tem.
Normalmente, o balanço patrimonial já mostra também o patrimônio líquido da empresa.
Mas, caso você não encontre, basta pegar os ativos totais e os passivos totais e fazer a conta.
Calculando o P/VP
Depois que já tiver o valor patrimonial da empresa em mãos, calcular o P/VP é extremamente simples.
Basta pegar o valor de mercado que a ação está negociando hoje e dividir um pelo outro.
A fórmula seria a seguinte:
Vamos pegar o exemplo hipotético de uma empresa que negocia a R$ 10 e tem um valor patrimonial de R$ 11.
Essa companhia negocia a um preço/valor patrimonial de 0,9x, porque 10 dividido por 9 dá igual a 0,9.
Neste caso, a ação está negociando com um desconto de 10% em relação ao seu valor patrimonial.
O caso Banco do Brasil
Um exemplo real de uma empresa que historicamente tem negociado com descontos expressivos em relação ao seu valor patrimonial é o Banco do Brasil.
Nos últimos anos o Banco do Brasil chegou a negociar com descontos de 30%-40% o seu valor patrimonial. Ou seja, a 0,7x e 0,6x seu preço/valor patrimonial.
Isso aconteceu porque os investidores enxergam a empresa como arriscada pelo fato dela ser uma estatal.
Mesmo ela entregando bons resultados, muitos investidores veem o risco de um novo governo entrar e interferir em sua gestão.
Esse temor faz com que suas ações negociem a múltiplos muito baixos.
Por que é importante
O P/VP é importante porque ele dá uma ideia clara de quantas vezes o patrimônio da empresa os investidores estão dispostos a pagar por ela.
Saber isso é fundamental porque o patrimônio líquido mostra o quanto sobraria de valor se a empresa liquidasse todos os seus ativos e pagasse todas as suas dívidas.
Ou seja, se uma empresa está negociando abaixo do valor patrimonial significa que ao comprar a ação neste momento o investidor está pagando menos do que ele ganharia no caso da liquidação da empresa.
Isso quer dizer que ele está comprando aquela ação com uma margem de segurança muito grande — e que a chance de perder dinheiro com aquele investimento é menor.
Pontos de atenção
Um ponto para ficar atento é que nem sempre um P/VP baixo é um sinal de compra. Às vezes uma empresa pode estar negociando com um preço/valor patrimonial baixo porque ela está passando por alguma dificuldade ou enfrentando um problema sério.
Portanto, sempre é importante olhar outros indicadores em sua análise.
Da mesma forma, um múltiplo alto nem sempre significa que a empresa está caro.
Pode ser que os investidores estejam topando pagar mais por aquela empresa porque ela está crescendo muito e entregando resultados muito acima dos concorrentes.
Quando o P/VP é bom
É difícil definir um valor do preço/valor patrimonial que mostre que a empresa está barata.
Isso pode variar muito por setor e empresa. Portanto é sempre bom comparar o múltiplo com o de outras empresas do mesmo setor e até com o histórico da companhia que está analisando.
Mas o padrão dos investidores de valor é que um P/VP abaixo de 1x já seria um número que mostra que a empresa está descontada.
O P/VP nos fundos imobiliários
Além de usar o P/VP para analisar empresas, muitos investidores usam esse indicador para analisar também os fundos imobiliários (saiba o que é aqui).
Para os fundos imobiliários, esse múltiplo funciona até melhor, já que os FIIs tem muitos ativos (os imóveis) e quase zero de dívida.
Sendo assim, um P/VP abaixo de 1x é um indicador de desconto ainda melhor nos FIIs do que nas empresas.
O risco no caso dos FIIs é o valor dos ativos ter sido mal avaliado.
Nesses fundos, o valor dos imóveis é avaliado todos os anos por uma empresa especializada — que vai dizer quanto cada um dos imóveis vale.
Há sempre o risco dessa empresa ter sub ou sobre avaliado os imóveis, interferindo no preço/valor patrimonial.